.. Filhotes Persa e Himalaia: Desenvolvimento do Filhote ***

domingo, 14 de agosto de 2011

Desenvolvimento do Filhote






O Gatil Lucas'Love é muito responsável ao colocar seus filhotes em novos lares e somente os deixa partir após os 3 1/2 meses de idade.

Se algum criador tentar entregar a vc um filhote com idade inferior a 12 semanas , CUIDADO! Quem vende seus filhotes com idade inferior a 3 meses está mais interessado em se livrar deles e receber o dinheiro do que em produzir gatinhos saudáveis, felizes e bem ajustados.
As primeiras 12 semanas da vida de um filhote são cruciais para sua saúde e desenvolvimento afetivo. Um gatinho que sai para outro lar antes de 12 semanas de idade poderá apresentar problemas afetivos,emocionais,de saúde e socialização durante toda sua vida.
Vou explicar a seguir o desenvolvimento dos gatinhos para que vc entenda porque levar para casa um filhote com idade inferior a 12 semanas não é benéfico nem para vc nem para ele.
1ª Semana
Assim que nascem os bebês são dependentes da mãe tanto para se manterem aquecidos quanto para se alimentarem. Através de lambidas a mãe cuida da limpeza dos filhotes,,estimula a circulação sanguínea, digestão e os ajuda a urinar e defecar. Quando a mãe não cumpre bem esta tarefa, devemos auxiliar ou os filhotes não sobrevivem. O cordão umbilical cai dentro de aprox. 3 dias. Eles ainda são surdos e cegos.
2ª Semana
Entre os 8 e os 14 dias de vida os olhos começam a abrir. A cor dos olhos nesta idade é sempre azul. Como as pupilas ainda não funcionam bem, a visão é embaçada. Agora o sentido olfativo começa a se desenvolver. Conforme os sentidos vão se desenvolvendo, os filhotes vão percebendo melhor seus irmãozinhos de ninhada
3ª Semana
Os canais auditivos se abrem e a audição começa a melhorar. As orelhas tornam-se completamente eretas
O olfato está bem desenvolvido. Os filhotes passam a urinar e defecar sem ajuda da mãe, mas esta continua a limpá-los até que eles tenham aprendido bem como se higienizar sozinhos
4ª Semana
 

Agora os olhos começam a mostrar qual será sua cor definitiva: azul, cobre ou verde
Entre a 3ª e 4ª semana os filhotes ganham sustentação das patas e começam a ficar de pé. Começam então seus primeiros desngonçados passos. As partes do corpo são desproporcionais, como cabeça muito grande em relação ao tamanho do corpo e pernas e cauda ereta, dificultando ainda mais seu equilíbrio.
Eles continuam a mamar na mãe e a qualquer momento começarão a observá-la usando a caixa de granulado higiênico. Assim aprenderão a usá-lo também. Eles começam a entrar na caixa de granulado, onde se divertem brincando com os grãos e jogando-os para todos os lados, alguns até os ingerem, o que apresenta um alto risco de obstrução intestinal caso a areia seja à base de argila.Após os 3 meses de idade eles se comportarão melhor, mas até lá...  Começam também a tentar sair de sua caixinha de maternidade para explorar o exterior.
  5ª Semana

Os filhotes começam a andar pelo ambiente e a brincar com seus irmãos, mas não se afastam muito destes e da mãe devido ao senso de segurança. É este um ótimo momento para humanos iteragirem com os filhotes a fim de iniciar o processo de socialização.
Muitos ainda não conseguem comer a ração seca sendo necessária a introdução de papinhas. Eles são extremamente desajeitados e enfiarão as patas no pratinho ou pote sujando-se e deixando pegadas pelo chão. Eles ainda necessitarão mamar até pelo menos as 8 ou 10 semanas de idade, quando devido ao crescimento dos dentes, a mãe começa o desmameAgora eles finalmente aprenderão a usar a caixinha de granulado higiênico e necessitarão de bandejas mais baixas do que as dos adultos para que possam entrar confortavelmente. No gatil Lucas'Love os granulados higiênicos usados são apenas de 2 tipos : à base de trigo (se ingerido não causa obstrução) ou de madeira(o cheiro forte da madeira não é nada convidativo para ser ingerido)
  6º Semana
Momento da primeira vermifugação como medida de precaução.
Brincadeiras entre os filhotes tornam-se constantes. A fim de dar continuidade à socialização e bom desenvolvimento, a criadora brinca com eles e apresenta diferentes tipos de brinquedos. Nesta fase eles começam a aprender com  a mãe a usar o arranhador.
 7ª Semana
Os filhotes tomam o primeiro banho. Após a secagem ganham uma recompensa(um pouquinho de frango desfiado, carne, etc). Tendo o banho como algo prazeroso, serão adultos fáceis de banhar pelo resto de suas vidas. Quanto mais cedo eles se acostumarem, mais fácil será na idade adulta 
8ª Semana
Momento de tomar a primeira dose de vacina. Antes das 12 semanas de idade, o sistema imunológico ainda não está desenvolvido. O gatinho também ainda não estará totalmente vacinado. Ou seja, está desprotegido em relação a viroses perigosas e que matam muito mais filhotes do que adultos, como Panleucopenia e Rinotraqueíte, justamente pelo fato de terem um sistema imunológico mais frágil. Considere este fato também quando lhe for oferecido um filhote com menos de 12 semanas de idade
Através da mãe e dos irmãos eles aprendem a interagir com outros gatos e a interpretar a linguagem corporal. O filhote que perde esta fase com a mãe e irmãos poderá jamais aprender a interagir com outros gatos. Isto é um grande problema caso ele vá morar em um lar com outros animais. 
Nesta fase eles estão bem ágeis, correm muito e saltam.
 9ª Semana
As brincadeiras não param e a participação dos humanos deve continuar a fim de gradualmente ir aumentando a interação dos filhotes . Esta capacidade de interação com humanos irá aumentando terá seu auge após os 3 meses de idade, perpetuando-se pelo resto de suas vidas. Por isso é necessário o convívio com humanos desde cedo.
Os bebês já estão comendo bem e a frequência das mamadas torna-se cada vez menor.
Momento da segunda vermifugação
As unhas são cortadas para que se acostumem e para que não arranhem seus humanos
 10ª Semana
A mãe já se levanta em alguns momentos que os filhotes tentam mamar, espaçando assim cada vez mais a frequência. O desmame se dá de forma bem gradual e consequentemente o desapego físico e afetivo. 
12ª Semana
Momento da visita do vet e  segunda dose de vacina. Aqui ele está mais forte e independente . Sofrerá menos estresse ao mudar de lar

Agora vc já sabe porque não deve adquirir um gatinho muito pequeno e antes desta idade. Adquirindo um filhote forte, socializado e imunizado vc terá um amiguinho mais feliz, socializado e saudável por muitos e muitos anos
OBs: O Gatil Lucas'Love não entrega os filhotes antes dos 10 dias após a segunda dose de vacina, pois assim que toma a vacina o gatinho ainda não está imunizado


Leia também o texto " EL GATICO ENTRE LAS 12 Y 16 SEMANAS" em:  http://www.persasmotas.com/Caracter.html
Não deixe de ler este artigo, muito esclarecedor para quem tem escutado "criadores" dizerem que com somente 2 mesinhos de idade e apenas uma dose de vacina o gatinho já pode ser entregue:  http://www.breedlist.com/faq/young.html

Mais um :




O artigo lhe foi útil? Então dê sua retribuição clicando nos botões abaixo para compartilhar. O Universo agradece.



Nenhum comentário:

Tabela

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

/>

 

ColorCarried Genes Other GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby
Dam:
Tabby
Tortie
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby


Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:

MaleFemaleMaleFemale
Black Brown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
Lilac Lilac Tabby
Red Red Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)

TRY

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

ColorCarried GenesOther GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Dam:
Tabby Tortie
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:
MaleFemale MaleFemale
BlackBrown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
LilacLilac Tabby
RedRed Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)