.. Filhotes Persa e Himalaia: Como escolher seu Filhote ***

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como escolher seu Filhote



O que parecia ser fácil, escolher o gatil certo, revela-se complicado. Existem gatis oferecendo filhotes “Doll Face“ e até mesmo “ Persa Teacup” ou "Persa Toy". Todos fora de padrão e não aceitos em exposições. Estes últimos podem inclusive apresentar sérios problemas no futuro(coluna, coração,etc) 

Alguns criadores são muito competitivos e fazem todo tipo de anúncio e até cruzamentos para chamar os clientes desavisados. Apresentam um ótimo poder de persuasão e são extremamente simpáticos e atenciosos até que o peixe morda a isca.Depois disso ele é devorado. De um lado existem alguns criadores realmente conscienciosos e de boa reputação e de outro os que possuem espírito de comerciante, colocando o dinheiro acima da ética e respeito ao próximo..Vivem na disputa . É importante que quem vai comprar avalie cuidadosamente, pois trata-se de uma vidinha que viverá entre 15 a 20 anos. 

Antes de procurar seu futuro gatinho, encontre um criador sério

Fuja de comerciantes de animais que anunciam "raça pura", "legítimos" . Nenhum desses filhotes possui pedigree e em  muitos casos quando crescem o dono se dá conta que ele não é exatamente como os outros de sua raça. Pois é...Os pais não possuem exames de PKD(rins policísticos geneticamente herdados e infelizmente ainda acometendo inúmeros Persas que vêm de pais não testados) . Este exame é feito por DNA e não por ultrassom. Pessoas assim não possuem um comprometimento com a raça, não fazem um trabalho de aprimoramento genético. Não se empenham em contribuir para melhorar o padrão dos gatos e eliminar doenças. Ao contrário, cruzam gatos de linhagens fracas e sem bom padrão, sem exames, proliferando assim doenças genéticas. Apenas cruzam os gatos no intuito de vender filhotes (comércio). Infelizmente eles existem em maior número do que os criadores de verdade. Muitos intitulam-se criadores apenas pelo fato de haverem registrado gatil e confundem os leigos , que ficam sem entender a diferença entre comércio e criação responsável.
Cuidado com criadores que parecem estar pressionando você a comprar um dos seus filhotes. Alguns não dão tempo de vc refletir e tentam te fazer comprar por impulso. Estes são comerciantes se auto denominando criadores e podem ser extremamente envolventes , experts em técnicas de vendas .Qualquer criador decente procura certificar-se que você está pronto, disposto e tem condições de  oferecer um bom lar a seu filhote. Apenas amor não é suficiente ("amor não enhe barriga"), é necessário ter condições de fornecer alimentação de qualidade e bons veterinários quando se fizer necessário e apenas boa situação financeira também não basta.Qualquer um que crie por amor e não por dinheiro vai conversar bastante com você e procurar se certificar se você terá condições de oferecer tudo que este filhote necessite durante seus 15 a 20 anos de vida, desde amor e tempo para dar a atenção que ele necessita até segurança e qualidade de alimentação e de atendimento médico . Os gatos da raça Persa  estão entre os mais amorosos gatos e sentem necessidade de companhia humana.
 Um comerciante vai te empurrar um filhote sem procurar saber se sua casa permite acesso a rua ou seu apartamento possui telas de proteção, por exemplo.Um comerciante vai entregar seus filhotes encalhados a petshops, sem se importar a quem eles serão entregues (pessoas desequilibradas que poderão espancá-lo até a morte como aconteceu com a cadelinha Yorkshire em Goiânia, vítima de uma enfermeira problemática casada com um médico bem sucedido, lares sem telas de proteção, pessoas que saem pela manhã e só retornam tarde da noite deixando o filhotinho sem atenção e cuidados). Quem cria seres vivos colocando o dinheiro acima de vidas certamente não investe tanto em saúde e alimentação de seus gatos, pois isto gera altas despesas e não permite lucrar. Se o filhote estiver com uma virose ou fungos, ele esconderá de você, pois além de estar recebendo o dinheiro da venda do filhote não gastará um centavo com meses de tratamento e consultas com veterinários
Um criador irá fornecer contrato com garantias para ambas as partes - para o filhote e para você. O gatil Lucas'Love por exemplo, fornece garantias para doenças virais pré-existentes, doenças genéticas (ex:cardiomiopatia hipertrófica, PKD ) e até para PIF . Mostra também ao comprador os exames de todos os gatos que foram adquiridos em outros gatis, com resultados negativos para AIDS e Leucemia Viral Felina. Pois basta que apenas um gato infectado entre no gatil para infectar todos os outros e as mães transmitem o vírus para seus filhotes seja através do DNA (por ser um retrovírus até o pai pode transmitir a seus filhotes), leite ou secreção lacrimal e saliva.
 Um criador é bem instruído quanto aos detalhes da raça(tipo e cor) e saúde felina. Os filhotes não devem ser criados em gaiola. Não compre filhotes criados desta forma. Gato não é galinha. Não financie este tipo de tratamento. Quem financia o tráfico de drogas são os usuários e quem financia criações de animais que são vistos como meros objetos de lucro são os desavisados que compram dessa gente. Se você estiver inclinado a comprar  porque o preço é convidativo, não compre pois vc também está colocando o dinheiro acima do respeito a seres  dependentes e puros. Se não tem condições de adquirir um gato em um gatil de qualidade, adote, faça bem a um ser que precisa. Se tem condições e ainda assim procura um filhote pelo preço, você não tem tanto amor assim para dar a um ser que provavelmente viverá 20 anos dependendo de você.Quem com tanto amor aos animais não vai se importar como vive a mãe do filhote que está adquirindo? Pense bem  . Um bom criador não tem lucro e reverte os valores da venda dos filhotes para os cuidados com os pais dele.
Cuidado ainda com fotos colocadas em anúncios na internet. Se a pessoa não possuir um site e um registro de gatil, esqueça. Tenho visto  lindas fotos de gatos em anúncios com preços baixíssimos, não condizentes com a qualidade dos gatos das fotos. Em 3 destes casos verifiquei que as fotos foram retiradas de sites americanos. Um desses gatos foi um GC e provavelmente já morreu pela idade que teria no momento(nasceu nos anos 90). Inclusive o gatil de origem nem existe mais. Estava sendo anunciado como pai da ninhada e cada filhote estava custando a bagatela de  R$500,00, sem pedigree, é lógico! Infelizmente a comerciante é do RJ. Mas existem inúmeros em vários estados e até no exterior vendendo filhotes por foto que não pertencem ao gatil. Alguns também são registrados, já que registro não confere idoneidade a ninguém. Mas sem registro o risco é muito maior e quanto menos risco puder correr melhor. Caso o criador seja registrado e você perceba que foi vítima de golpe, entre em contato com a federação na qual está registrado e denuncie encaminhando provas. Guarde sempre  todos os emails e fotos.
Vejam alguns exemplos de fotos de lindos gatos furtadas de outros  sites  e usadas em anúncios de quem não tem qualidade nem seriedade(ou não precisariam  de tal estratégia a fim de atrair os ingênuos compradores)
A primeira é do Lucas'Love Chocolate Cookie quando bebê  (Himalaia Chocolate Point)
É triste ver a foto de meu bebê ser exposta por este tipo de gente 
A segunda é de outro gato Himalaia Chocolate Point
Este é um dos sites onde pode ser encontrada a foto:
Quando ver um bom gato anunciado por uma bagatela desconfie.É impossível encontrar gatos com este padrão por esse preço. São linhagens caras e o criador pagou muito por elas. 

Texto de propriedade do gatil Lucas'Love  (respeite os créditos) . Reprodução proibida em parte ou no todo sem prévia autorização da autora. É de péssimo gosto tomar para si fotos ou o trabalho alheio. Uma postura desprovida de ética e honestidade

O artigo lhe foi útil? Então dê sua retribuição clicando nos botões abaixo para compartilhar. O Universo agradece.
FILHOTES DISPONÍVEIS: http://www.eupersamiau.com.br/p/filhotes-gatil-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário:

Tabela

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

/>

 

ColorCarried Genes Other GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby
Dam:
Tabby
Tortie
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby


Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:

MaleFemaleMaleFemale
Black Brown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
Lilac Lilac Tabby
Red Red Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)

TRY

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

ColorCarried GenesOther GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Dam:
Tabby Tortie
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:
MaleFemale MaleFemale
BlackBrown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
LilacLilac Tabby
RedRed Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)