.. Filhotes Persa e Himalaia: Genética ***

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Genética

O alelo da cor laranja O e o alelo de supressão da cor laranja o são encontrados unicamente no cromossomo X e portanto encontrado em machos como um único O ou o e em fêmeas como OO ou oo. Como machos possuem apenas um gene para a cor vermelha, não pode haver macho tortie.
Um grupo contendo torties ou calicos possui ambos alelos: O e o, que são encontrados apenas no cromossomo X. Portanto calicos e torties são fêmeas(XX) ou hemafroditas(XXY), que podem ser torties por possuirem 2 cromossomos X, mas são em sua maioria estéreis.Apesar de apresentarem genitália masculina são taambém fêmeas não desenvolvidas e podem possuir testículos e ovários concomitantemente, mas sem função.
Nas fêmeas existe um par homólogo - um gen em cada cromossomo X. Estes 2 genes atuam juntos havendo um efeito dominante. Se a fêmea for homozigota para não laranja (oo) todas as cores serão visíveis. Mas se ela for homozigota para laranja (OO) todas as cores serão convertidas ao laranja. Já quando ela for heterozigota para laranja ( Oo) será tortie ou cálico, pois algumas células conterão O e outras o - as áreas da pelagem determinadas pelas células O serão laranja, as determinadas pelas células o serão de outra coloração(preto, azul, chocolate ou lilás)
No caso de ninhada proveniente de um macho vermelho e uma fêmea tortie temos o seguinte:
O gene produtor da cor laranja fica localizado em posição adjacente ao centrômero e é frequentemente danificado durante a meiose. Este dano tende a transformar o gen laranja O para não laranja o diminuindo a possiblididade de fêmeas de cor laranja para 9%: 49% não serão laranja, 42% serão torties e apenas 9% serão laranja. Já quanto aos machos 70% não serão laranja e 30% serão laranja. Este é o motivo pelo qual vemos muitos machos vermelhos e poucas fêmeas desta cor.
Como o gen produtor da cor laranja OO também mascara o alelo não agouti "a" , vermelho e creme sólidos são visualmente idênticos aos vermelhos e cremes tabbies.Por isso não encontramos gatos vermelhos sólidos, mas apenas os que carregam o gene agouti terão filhotes tabbies ou lynx no caso dos ponteados.
As expressões de cor produzem 8 cores básicas de pelagem : vermelho. creme, preto, azul, chocolate, lilás, canela, fawn. O chocolate/lilás e canela/fawn são os mais raros por serem recessivos e por isso mais valorizados.
Note-se ainda, e é aqui que eu queria chegar, que vermelho e creme domina qualquer cor real (preto, azul, chocolate, lilás, canela, fawn). A pelagem pode apresentar-se vermelha seja qual for o gen(preto,chocolate ou canela), pois a cor é mascarada pelo vermelho O
Por isso um macho vermelho geneticamente chocolate ao cruzar com uma fêmea chocolate jamais produzirá filhotes pretos ou azuis e sim chocolates e lilases(no caso de ambos carregarem diluição). Ao cruzar com uma fêmea preta ou azul que não carregue genética para chocolate, gerará 100% de filhotes carregando gene para chocolate. ele é um chocolate mascarado pela cor vermelha. Deve ser registrado como vermelho, apresentado em exposições como vermelho mas geneticamente se comportará como chocolate ou lilás no caso de carregar diluição ou ser da cor creme (diluição do vermelho)
Em uma comparação meio grosseira  eu diria que seria como no caso do branco (falarei sobre este gene em outra ocasião)que esconde também uma cor(preto,azul,chocolate,lilás) com a diferença que o vermelho está ligado ao sexo e o branco não, comportando-se de igual forma tanto em machos quanto em fêmeas, bastando que um dos pais apresente branco.


Gostou do artigo? Então clique nos botões abaixo para compartilhar. É super rápido. 

Nenhum comentário:

Tabela

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

/>

 

ColorCarried Genes Other GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby
Dam:
Tabby
Tortie
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby


Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:

MaleFemaleMaleFemale
Black Brown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
Lilac Lilac Tabby
Red Red Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)

TRY

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

ColorCarried GenesOther GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Dam:
Tabby Tortie
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:
MaleFemale MaleFemale
BlackBrown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
LilacLilac Tabby
RedRed Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)