.. Filhotes Persa e Himalaia: Padrão das Raças Persa e Himalaia ***

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Padrão das Raças Persa e Himalaia

Diferença entre gato Persa e Himalaia

Gato persa Colorpoint

LINDOS FILHOTES DISPONÍVEIS: http://www.eupersamiau.com.br/p/filhotes-gatil-rio-de-janeiro.html

Aspecto geral tanto para a raça Himalaia quanto Persa:
-
tamanho: médio a grande.
Cabeça:
- Formato: redonda, maciça, bem equilibrada, crânio muito largo.
- Testa: arredondada.
- Bochechas: cheias.
- Nariz: curto, largo, com stop bem definido, nariz não arrebitado.
O stop deve estar situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores. Narinas devem ser largas e abertas para permitir uma respiração sem dificuldades.
- Queixo: forte.
- Maxilares: largos e poderosos.
- Expressão: franca e agradável.

Orelhas:
- Formato: pequenas, com as extremidades arredondadas, bem fornidas de pêlos no interior.
- Inserção: bem distantes uma da outra, colocadas bem abaixo da linha do crânio.

Olhos:
- Formato: grandes, redondos e abertos, distantes um do outro.
- Cor: boa expressão, sólida, brilhante, correspondendo à cor da pelagem.

Pescoço: curto e forte.

Corpo:
- Estrutura: compacto, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos.
- Membros: curtos, fortes, firmes.
- Pés: grandes, redondos, fortes. Os tufos de pêlos entre os dedos são desejáveis.

Cauda:
- Curta e espessa.

Pelagem:
- Comprida, densa, textura fina e sedosa (jamais lanosa). Um colar cobre os olhos e o peito.

Faltas que dispensam o certificado:
- Cabeça: qualquer deformidade que deixe a cabeça (crânio e face) assimétrica.
- Maxilares/dentes: língua e dentes aparecendo com insistência.
- Corpo: toda deformidade evidente na coluna. Toda fraqueza do posterior.

Escala de pontos Total: 100 pontos
- Cabeça: Forma geral, largura e comprimento do nariz, stop. Maxilar e dentes. Face, bochechas. Inserção, tamanho, formato. Orelhas. Inserção, forma e tamanho dos olhos: 30 pontos
- Cor dos olhos: 15 pontos
- Corpo: Estrutura, comprimento, tamanho, ossatura, espessura, altura das patas, formato dos pés. Formato e comprimento da cauda: 20 pontos
- Pelagem: cor, desenhos e marcações. "Typping", manchas, pontos. Qualidade e textura.
- Comprimento e densidade: 30 pontos
- Condições: 5 pontos
Vendo filhotes persa colorpoint

GATOS  HIMALAIA

A raça himalaia é considerada uma raça diversa do Persa por algumas Federações , apesar de possuir o mesmo padrão e característica deste e, outras Federações a consideram apenas como um grupo de cor dentro da raça Persa. Apesar das pequenas divergências, o acasalamento entre os Persas e Himalaias é reconhecido e permitido em todas as Federações de Felinofilia.

Possuem os mesmos padrões estabelecidos para o Persa, como posicionamento de orelhas, focinho, tamanho e formato de olhos, estrutura e padrão de corpo, porém, olhos sempre azuis. Possuem olhos azuis, uma vez que sua raça é descendente do cruzamento entre gatos Siameses e gatos de pelagem longa e, por não possuirem pigmento na frente da iris.

Os filhotes ponteados (himalaias) são mantidos aquecidos dentro da mãe até o nascimento, sendo que até esse momento ainda não apresentam a futura coloração. Eles nascem brancos e em torno de 10 dias de vida, aproximadamente, as partes mais frias do corpo do filhote começam a apresentar cor. Primeiramente, a cor é visível nas extremidades das orelhas, na cauda, ponta das patas (pés) e focinho.

O torso, cabeça, pescoço e patas,por serem as partes do corpo mais aquecidas, não apresentam a intensidade total da cor pois a enzima "tyrosinase" é sensível ao calor. Por isso que, normalmente durante o inverno, os gatos ponteados (himalaias) têm o manto mais escurecido, ou conforme vão envelhecendo e sua circulação sangüinea ficando um pouco debilitada.

Eles possuem uma grande variedade de cores, podendo vir associadas aos genes tabby (conhecidos como Lynx Points), smoke, silver, entre outros. São elas: Seal Point, Chocolate Point, Blue Point, Lilac Point, Red Point, Cream Point, assim como as Tortie Point , consideradas as escamas nos himalaias.

****
Gatos Himalaias são oriundos  de Siameses e Persas . Eles têm os mesmos únicos olhos azuis e padrões de coloração de um gato siamês. Sua máscara, orelhas, pés, cauda e pernas possuem  diferentes sombreados bem  como o resto do seu corpo.
     Himalaia é tecnicamente um outro nome para a variedade ponteada da raça  Persa e também segue os mesmos padrões que a raça Persa, mas apresenta  as marcas  ponteadas de um gato Siamês.

História

    A primeira tentativa de produzir um gato Himalaia foi na década de 1920 na Suécia. Uma década depois, os criadores em Massachusetts também fizeram a tentativa, mas foi na Califórnia, em final dos anos 1950 que o gato Himalaia moderno foi finalmente criado.
    A raça  Himalaio é o resultado de uma extensa experiência científica, a partir do cruzamento da raça Siamesa com  a raça Persa a fim de  produzir um felino com um  corpo e pelagem de gato Persa , mas com as marcas padrão de um Siamês.
Descrição
    Gatos Himalaias devem possuir o tipo do Persa, ter um corpo arredondado , compacto, com pernas curtas e grossas, patas grandes e redondas, orelhas pequenas e afastadas, olhos grandes e redondos, cauda curta.... 
    Esta raça de gato tem cara redonda, com bochechas fortes e nariz curto com narinas largas. Himalaia possui grandes e redondos olhos azuis. Muitos leigos me pedem um  gato Persa branco de olhos azuis , mas na verdade é um filhote Himalaio que eles pretendem comprar.

Cuidados
    Os gatos Himalaias precisam de cuidados diários  de higiene a fim de evitar que a pelagem embole e a região dos olhos fique manchada. Assim como os Persas, devem ser banhados a cada 15 dias.
Temperamento da raça Persa- São muito leais e seguem o dono pela casa Você encontrará  sites diferenciando o temperamento do Himalaia e do Persa.  Há quem diga que são mais aventureiros, ativos e até difíceis de medicar. Mas de acordo com minha experiência  não há diferença. Dois fatores influenciam no temperamento: a herança genética  (portanto certifique-se que os pais de seu futuro bebê sejam muito dóceis) e a forma como foi cuidado até sua ida para o novo lar. 

   Filhotes de gato Himalaia à venda: www.eupersamiau.com.br


 Atenção: Cuidado com ofertas de filhotes Top Show!!!! Isso não existe, sendo apenas uma forma de atrair leigos, fazendo-os pensar que o filhote em questão possui um padrão superior. Não caia nessa, é estratégia de venda ssociada a um bom papo convincente a fim de vender mais facilmente filhotes que podem estar fora de padrão. Existem pessoas anunciando filhote top show que possui orelhas imensas, maxilar torto, ou com bochechas e queixo fraco, etc....Enfim, filhotes muito longe da perfeição dentro dos padrões da raça . Mesmo que o filhote esteja com um bom tipo, por estar em desenvolvimento não há ainda como afirmar qual será seu padrão final. Nem o juíz mais experiente é capaz de prever. Eu fico com péssima impressão quando vejo "criadores" anunciando filhotes como top show. Aliás, não apenas eu mas todos os criadores sérios e responsáveis. Caso eu estivesse pensando em adquirir um gato de tal gatil, ali seria o momento de desistir para sempre.

****************
O gato Persa deve ter olhos de cor cobre intensos .

Para ver as fotos e  cores da raça Persa visite a seguinte página: http://www.gatospersa.net/2011/07/cor.html

Ancestrais dos gatos Persas foram levados para a Europa no século 17, juntamente com jóias, seda e especiarias da Ásia Central, provavelmente Pérsia (Irã). Outros gatos de pêlo longo (angorá) vieram da Turquia e foram adicionados à raça. Referências a esses gatos remontamn a 1684 A.C. Gatos Persa têm sido populares desde os tempos victorianos. No século 19, o gato Persa tornou-se o símbolo de luxo entre a elite europeia. Estes gatos estavam entre as primeiras raças a serem registradas e expostas em shows. Eles foram chamados pela primeira vez de Longhairs, o termo foi usado até 1960. Muitos gatos Persas que foram encontrados nos EUA vêm do acasalamento de gatos  Angora  e Maine Coon. Ou seja, mutas cruzas de gatos de pelagem longa foram feitas até que se chegasse Á RAÇA Persa. É JUSTAMENTE POR ESTE MOTIVO que exstem divergências quanto a sua origem. Na época os criadores nada entediam sobre genética e usavam apenas o senso comum

Os gatos persas - Personalidade




Os gatos Persa são uma raça em número popularidade. Eles são conhecidos por suas personalidades doces e suaves que se adaptam facilmente às famílias barulhentas ou calmas. Os gatos Persa são calmos e gentis. Eles possuem uma  voz calma e melodiosa e podem se comunicar através de olhares expressivos. Eles são companhias encantadoras. 

Gatos Persas são capazes de entreter-se e não são destrutivos. Alguns Persas possuem uma qualidade de serenidade que lhes permite sentar-se como uma estátua por um longo tempo. A raça Persa é brincalhona sem ser excessivamente ativa. Devido à sua massa corpórea e pernas curtas, eles não gostam de  saltar, mas como todos os felinos são excelentes escaladores.


Nenhum comentário:

Tabela

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

/>

 

ColorCarried Genes Other GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby
Dam:
Tabby
Tortie
Chocolate
Dilute
Homozygous Tabby


Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:

MaleFemaleMaleFemale
Black Brown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
Lilac Lilac Tabby
Red Red Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)

TRY

Defina a Cor Dos Pais Para Saber As Possibilidades De Cores Dos Filhotes

ColorCarried GenesOther GenesGenotype
Sire:
Tabby
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Dam:
Tabby Tortie
Chocolate Dilute Homozygous Tabby
Os Filhotes Terão As Seguintes Cores:
MaleFemale MaleFemale
BlackBrown Tabby
Blue Blue Tabby
Chocolate Chocolate Tabby
LilacLilac Tabby
RedRed Tabby
Cream Cream Tabby
Black-Tortie Black-Tortie Tabby
Blue-Cream Blue-Cream Tabby
Chocolate-Tortie Chocolate-Tortie Tabby
Lilac-Cream Lilac-Cream Tabby

Proibida a Cópia e Reprodução- Adaptado por Célia Duque (gatillucaslove@gmail.com)